Sábado, 8 de Dezembro de 2007

Balanço do Período

Ao iniciarmos o ano lectivo, onde nos foi proposta a participação no concurso das “Cidades Criativas”, organizado pela Universidade de Aveiro, decidimos aderir a esta iniciativa e, assim, formar o grupo Canecas Partidas e trabalhar o tema “O Campo na Cidade”.

Foram delineados diversos objectivos a realizar ao longo do ano lectivo. Os do primeiro período foram cumpridos, nomeadamente, a recolha e análise de documentos, a produção de documentos próprios (reportagem fotográfica, vídeos, entre outros) e a elaboração de entrevistas e respectiva análise.

                             Photobucket

No decorrer do primeiro período, fizemos algumas descobertas importantes para o projecto, nomeadamente, a descoberta da presença de Cesário Verde em Caneças, existindo alguma polémica acerca da sua morte, uma vez que uns especulam que este reconhecido poeta morreu em Caneças, enquanto que outros afirmam ter morrido no Paço do Lumiar. Por outro lado, também viemos a saber que a actividade viveirista ocupava um lugar de relevo e de alguma importância dentro da comunidade Canecense, verificando-se a existência de viveiros, quer de árvore, quer de plantas, importantes a nível económico e social. Também a actividade arborícola era uma actividade que predominava na região e, ainda hoje, é possível encontrar alguns vestígios desta prática. É de referir ainda, que pudemos classificar a região de Caneças como sendo uma região periurbana, onde se evidenciam características rurais e características urbanas. Desta forma, é possível falar de rurbanização que consiste na integração de actividades desenvolvidas em espaços rurais com actividades desenvolvidas em espaços urbanos.

O nosso envolvimento com a população permitiu-nos concluir que o nosso projecto é viável e, por isso, tem inúmeras potencialidades para a sua continuação, visto que recebemos o apoio de vários inquiridos, que nos incentivaram, dando sugestões e apelando para a importância do nosso projecto para o futuro das cidades. Assim, mais uma vez, referimos que o nosso projecto visa dar a conhecer as razões pelas quais existem certas pessoas a transportar as características do meio rural para dentro do espaço urbano. Isto tem o intuito de expor, não só as potencialidades que, num futuro próximo, podem surgir com a actividade agrícola, mas também é nosso objectivo contribuir para o combate do excesso de urbanização.

Como já foi referido, todos os objectivos delineados para o primeiro período já foram cumpridos. Para tal, foi necessária a colaboração de todos os elementos do grupo, sendo que cada um cumpriu as suas respectivas tarefas, contando também com a ajuda dos restantes membros do grupo para a concretização das mesmas.

Houve particular dificuldade na ilustração apropriada ao blogue. Contudo, essa barreira foi ultrapassada, devido à colaboração de todos, seja por meio de reportagem fotográfica, seja por meio de pesquisa, nomeadamente na Internet.

Apesar de tudo, foi bastante fácil a realização das entrevistas, visto que a maioria dos elementos do grupo habita nas proximidades do local onde os inquiridos foram abordados. Estes mostraram grande disponibilidade, assim como amabilidade, quer por nós quer pelo projecto que estamos a realizar.

De facto, os resultados até agora obtidos excederam as expectativas do início do projecto e, como não se pode ficar por aqui, o segundo período irá ser iniciado com inquéritos para que seja possível obter informação mais generalizada e que complemente a pesquisa feita até aqui, com o objectivo de se analisar as potencialidades das práticas associadas à ideia de "o campo na cidade".

 

 

 

tags:
publicado por canecaspartidas às 09:11
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Fernando Costa a 8 de Dezembro de 2007 às 13:21
Um trabalho muito interessante, com informação bem estruturada e do qual se devem sentir orgulhosos.
Uma mais valia para a nossa Escola.
Parabéns
Fernando Costa


De BAAM a 3 de Janeiro de 2008 às 15:59
Olá pessoalllll!!! tudo bom??? da nossa escola os nossos blogs foram escolhidos espectaculo... tou bue contente.... bom ano cm mtas felicidades

DA vossa colega de sociologia- MArcia bjinho bm


Comentar post

.Índice

. Resultados dos Inquéritos

. Terceiro Período

. Avaliação do 2º Período

. Objectivos/ Estratégias p...

. Balanço do 2º Período

.Arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.pesquisar

 

.Mais sobre nós

.tags

. todas as tags